Ordem de Serviço foi assinada nesta quinta (18); espaço é o único acervo municipal tombado e reconhecido pelo Cadastro Nacional de Museus
A Samarco Mineração assinou nesta quinta-feira (18 de junho) a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reforma da Casa da Cultura Angelina Lopes Assad, em Anchieta. O investimento de R$ 800 mil é viabilizado por meio da Política de Investimento Institucional e Social (PIIS) da empresa. Do total, R$ 400 mil já foram repassados ao município, com previsão de liberação da parcela restante conforme o avanço das obras.
A Casa da Cultura Angelina Lopes Assad é o único acervo em nível municipal tombado e reconhecido pelo Cadastro Nacional de Museus, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O espaço recebe estudantes, turistas e pesquisadores por meio do projeto “Conhecendo e valorizando minha história”, que oferece visitas guiadas ao sítio histórico de Anchieta.
Além do investimento na reforma, a Samarco repassou ao município R$ 420 mil para a aquisição de uma van e de uma carreta-baú destinadas ao apoio ao setor cultural.
A ação integra uma atuação mais ampla da mineradora na região de Anchieta e Guarapari. Entre as iniciativas recentes estão a reforma e ampliação da Casa de Artesanato de Mãe Bá, com entrega de máquina trançadeira e estufa de secagem de taboas, e a Feira da Gente, programa mensal de exposição e venda de produtos locais que beneficiou 112 produtores em 13 comunidades dos dois municípios em 2025. Em Guarapari, a empresa viabilizou a elaboração do Diagnóstico da Oferta Turística do município, com investimento de R$ 300 mil, entregue em junho de 2026.






