Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, as Unidades de Saúde de Anchieta passaram a funcionar em horário estendido, permitindo o atendimento de cidadãos que não conseguem buscar assistência durante o expediente regular. A iniciativa, ainda em fase de testes, foi aplicada nas unidades com maior demanda e já apresentou resultados positivos.
Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 2, foram realizados 69 exames preventivos, 27 consultas médicas e 14 atendimentos odontológicos nos dias de funcionamento ampliado.
Já na ESF 3, o impacto do atendimento estendido também foi significativo, com 27 exames preventivos, 21 consultas médicas e 14 doses de vacinas administradas, reduzindo a fila de espera e fortalecendo a prevenção de doenças.
O ESF Iriri atendeu 26 pacientes, oferecendo consultas médicas, exames preventivos e testes rápidos.
Para o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Renato Lorencini, a ampliação do horário representa um avanço na oferta de serviços à comunidade. “A ampliação do atendimento é um reflexo da busca por uma saúde mais eficiente e próxima da realidade da comunidade. Este foi o primeiro passo, ainda em fase de testes, para que possamos aprimorar a atenção básica ao cidadão”, destacou.