Teve início nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), a Semana do Adolescente Aprendiz. O evento, que se estende até a próxima sexta-feira (25), é uma iniciativa do deputado Coronel Weliton (PRD) e conta com a participação de alunos do Instituto Gênesis em uma série de palestras e atividades formativas.
A programação começou com a palestra da psicóloga Nathália Elias, que abordou o tema “saúde mental”. A especialista destacou a importância de ensinar os jovens a lidarem com as próprias emoções e reconheceu os desafios enfrentados pelos adolescentes nessa fase da vida, especialmente em relação à pressão por escolhas futuras e inserção no mercado de trabalho.
“Dificilmente a gente aprende como lidar com as nossas emoções, como regular sentimentos muito intensos. Esse conhecimento é essencial, principalmente para os adolescentes que enfrentam ansiedade e outras dificuldades emocionais”, explicou a psicóloga. Ela também ressaltou os benefícios do acompanhamento psicológico e sua influência no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.
A aluna Hellen Ladislau, de 17 anos, compartilhou sua experiência no programa de aprendizagem e afirmou que o curso tem contribuído para sua preparação para o mercado de trabalho. “É uma experiência que nos ajuda a entender como é o mundo financeiro, como lidar com dinheiro e com as responsabilidades do trabalho. Me sinto mais tranquila em relação ao futuro”, comentou.
Ainda nesta terça-feira, os participantes assistem a palestras dos psicólogos Renon Azevedo e Jadhy Yasmin. Na quinta-feira (24), a advogada Amanda Medeiros, ex-adolescente aprendiz, será a palestrante. O encerramento do evento, na sexta-feira (25), contará com uma apresentação especial feita pelos próprios alunos do Instituto Gênesis.