anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Sefaz orienta e apoia órgãos e entidades estaduais por meio do Programa Tesouro Itinerante

Com o objetivo de prestar orientações e apoio técnico em processos referentes à contabilidade aplicada ao setor público, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Contabilidade-Geral do Estado, vinculada à Subsecretaria do Tesouro Estadual, deu início ao Tesouro Itinerante, programa que promoverá visitas in loco aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A primeira visita técnica, à Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV/ES), aconteceu na última terça-feira (03). O programa visa a promover a contínua melhoria da qualidade das informações constantes nas Demonstrações Contábeis, bem como assegurar a conformidade dos registros efetuados pelas Unidades Gestoras Estaduais.

De acordo com a consultora do Tesouro Estadual Kamila Sousa Bernabé Fedeszen, subgerente de Análise e Monitoramento Contábil da Sefaz, o cronograma do Tesouro Itinerante para 2024 prevê a realização de visitas técnicas em outros dez órgãos estaduais.

“O programa é um facilitador e um avanço relevante na missão da Sefaz, enquanto órgão central de Contabilidade do Estado, por meio do Tesouro Estadual, de realizar a orientação técnica e o monitoramento das políticas contábeis aplicáveis ao setor público estadual”, observou Kamila Fedeszen, que realizou a visita acompanhada dos consultores do Tesouro Estadual Juraci Domingas e Paulo Tezolini.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, destacou que Estado é Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional há dois anos consecutivos. “O Programa Tesouro Itinerante é uma importante contribuição para que o Espírito Santo continue a ser referência para o País em precisão, integridade, qualidade e consistência das informações e dados contábeis”, ressaltou Benicio Costa.

O consultor do Tesouro Estadual e subsecretário de Estado do Tesouro, Daniel Corrêa, lembrou que as informações contábeis são de extrema importância para uma gestão pública eficiente. “A confiabilidade das informações traz mais segurança para os gestores na tomada de decisões. E o Tesouro Estadual se coloca como parceiro dos órgãos e entidades estaduais nessa missão, que é de todos nós”, observou Daniel Corrêa.

Além da equipe da Sefaz, participaram da visita técnica o contador da RTV/ES, Leandro Santana, e a diretora-geral da RTV/ES, Maria Goretti Garcia. “A visita da equipe do Programa Tesouro Itinerante foi de grande valia para o fortalecimento de nossas atividades contábeis, orientando-nos a garantir que as operações financeiras sejam realizadas em total conformidade com as normas e regulamentos vigentes”, disse Maria Goretti.

A diretora-geral da RTV/ES avaliou a experiência como bastante positiva e produtiva, proporcionando uma rica troca de informações e orientações técnicas. “A visita nos auxiliou significativamente no processo de regularização das inconformidades contábeis identificadas e contribuiu para o aprimoramento de nossos procedimentos internos”, salientou.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes

Maioria apoiou golpe de 64

A tomada do poder pelos militares, em abril de 1964, interrompeu os trabalhos legislativos em todo o país e deu início a ações repressivas contra