Dois novos eventos de Vitória deverão entrar no calendário oficial do Estado. Um deles é o Liquida Goiabeiras, que acontece duas vezes por ano na capital capixaba: em maio e em novembro. O outro é o evento cultural Bloco Kustelão, também realizado em Vitória, anualmente, em fevereiro.
As propostas fazem parte dos Projetos de Lei (PL) 194/2024 e 398/2024, respectivamente, que pretendem acrescentar as datas ao anexo único da Lei 11.212/2020. Essa norma reúne a legislação em vigor referente às semanas e aos dias estaduais comemorativos de relevantes datas e de assuntos de interesse público no Espírito Santo.
Ambas as iniciativas são de autoria do deputado Denninho Silva (União), que defende a importância dos dois eventos, um do ponto de vista econômico e o outro pelo valor cultural em Vitória.
Na justificativa do PL 194/2024, o parlamentar afirma que o Liquida Goiabeiras é “um verdadeiro shopping a céu aberto que desempenha um papel crucial no estímulo à economia local, promovendo a geração de emprego e renda nas regiões envolvidas.”
Até agora foram seis edições do evento e Denninho lembra que o Liquida Goiabeiras já faz parte do calendário oficial de Vitória, faltando apenas integrar também o calendário oficial do Estado.
Para o parlamentar, a feira vai além de uma simples exposição comercial, “atuando como um catalisador do desenvolvimento econômico local. Beneficia não apenas os comerciantes diretos, mas também uma vasta cadeiar produtiva que inclui prestadores de serviços, taxistas, motoristas de aplicativos, restaurantes locais, entre outros”.
De acordo com o deputado, a estimativa é que a movimentação do Liquida Goiabeiras gere cerca de 1.000 empregos, entre diretos e indiretos, sendo um evento de grande proporção e a maior feira de liquidação do Estado. Além das centenas de expositores, a exposição oferece ampla praça de alimentação, e atividades culturais, com shows ao vivo, diariamente.
“O Liquida Goiabeiras tem se mostrado um significativo estímulo comercial, especialmente no período pós-pandemia, com vendas que superam as expectativas de períodos tradicionais como o Dia das Mães e o Natal”, justifica o parlamentar.
O PL 194/2024 está em análise na Comissão de Justiça, de forma terminativa, sem necessariamente ter de passar depois pela votação do Plenário.
Acompanhe o andamento do projeto
Bloco Kustelão
Já o Bloco Kustelão se reúne em Vitória todos os anos no pós-carnaval, encerrando a programação carnavalesca da capital capixaba. Denninho Silva relata, na justificativa da matéria, a origem do grupo, formado em 2003 a partir da união de uma turma de amigos no bairro Jardim Camburi.
“O Bloco Kustelão é o único bloco de samba reggae do Espírito Santo, um diferencial que fortaleceu sua identidade e atração ao longo dos anos (…) A cada ano, milhares de pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos formadores de opinião de toda a região metropolitana, se reúnem em Jardim Camburi para vivenciar um ambiente de pura alegria e descontração”, afirma o parlamentar, conta Denninho.
O desfile do grupo também já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Vitória e, segundo Denninho, “a inclusão do Bloco Kustelão no Calendário Oficial de Eventos do Estado não é apenas um reconhecimento de sua relevância história e cultural, mas também um reflexo de sua capacidade de atrair público além das fronteiras da capital”.
O PL 398/2024 também será analisado pela Comissão de Justiça, de forma terminativa, sem necessariamente ter de passar depois pela votação do Plenário.
Ferraço defende redistribuição dos royalties do petróleo em fundo específico para o Sul do ES
O atual deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), reforçou, nesta quinta-feira (21), sua proposta de criação de um fundo