anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Prefeitura orienta sobre o aparecimento de escorpiões

A presença de escorpiões nas cidades e áreas rurais tem gerado preocupações de alguns moradores que tem procurado a Secretaria de Saúde para orientações sobre como evitar e conter o animal. As altas temperaturas registradas no verão ajudam no aparecimento dos escorpiões que preferem ambientes quentes e úmidos para se abrigar.


De acordo com o médico veterinário Romeu de Podestá, os escorpiões precisam de quatro elementos essenciais para sobreviver em qualquer território: alimento, água, abrigo e acesso. 


“O lixo doméstico, ao atrair baratas, serve como fonte de alimentação para esses animais. Além disso, eles procuram esconderijos em entulhos e se infiltram em redes de esgoto, tubulações de água, energia e ralos de banheiros, que oferecem um ambiente escuro e úmido”, explica.


Segundo Podestá, outro fator relevante é a rápida reprodução dos escorpiões, que podem gerar entre 20 e 25 filhotes por gestação, duas vezes ao ano, com uma expectativa de vida média de quatro anos. 


“Eles alcançam a maturidade sexual entre 10 a 12 meses de idade e podem começar a gerar novos filhotes rapidamente, facilitando a proliferação da espécie”, acrescentou.


Apesar disso, vale lembrar que os escorpiões desempenham um papel importante no equilíbrio ecológico, sendo predadores de outros seres vivos. Portanto, não se pode eliminar essas espécies da natureza, mas deve-se tomar medidas preventivas para evitar acidentes.


Dicas de Prevenção ao Aparecimento de Escorpiões:
 

– Mantenha o lixo bem acondicionado, em sacos plásticos fechados, para evitar a atração de baratas e outros insetos.
– Deixe o quintal e o jardim livres de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção.
– Utilize soleiras nas portas e janelas, vedando ralos com tapetes de borracha ou modelos de abre e fecha.
– Mantenha rodapés íntegros e vedados, e feche frestas em paredes e assoalhos.
– Feche buracos nas paredes e cubra espelhos de tomadas e caixas de luz.
– Evite que móveis ou roupas de cama fiquem encostados nas paredes, e examine roupas e sapatos antes de usá-los.
– Mantenha a vegetação densa, como trepadeiras e arbustos, longe das paredes e muros.
– Utilize calçados e luvas de raspas de couro ao realizar atividades no jardim e quintal.
– Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, como aves noturnas, lagartos, sapos e galinhas.


Em Caso de Acidente:
 

Em caso de picada, a primeira medida é manter a calma, afastar a vítima do escorpião e lavar o local da picada com água e sabão. O indivíduo deve ser encaminhado imediatamente para o atendimento médico, sem demora. Compressas de água morna podem ajudar a aliviar a dor, mas evite usar gelo ou pomadas caseiras, pois podem agravar o desconforto.


Outras Informações:
Os escorpiões são animais noturnos e, durante os meses mais frios, diminuem a atividade, o que reduz a ocorrência de acidentes. No entanto, o número de picadas tende a aumentar nos meses mais quentes e chuvosos, especialmente entre outubro e novembro.


Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (28) 99254-0384 (Vigilância em Saúde).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes