pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

Prefeitura de Anchieta anuncia novo modelo de atendimento com foco em pronto-socorro pediátrico 24h

A Prefeitura de Anchieta anunciou uma reorganização estratégica na rede municipal de saúde, com o objetivo de ampliar a qualidade dos atendimentos e otimizar o uso dos recursos públicos. Uma das principais mudanças é a implementação de um novo modelo de funcionamento para o Pronto Atendimento Municipal e para o Hospital do Mepes.

Com investimento de mais de R$ 7 milhões garantidos, a nova estrutura contará com um Pronto Socorro Pediátrico com funcionamento 24 horas por dia, destinado exclusivamente ao atendimento de crianças de 0 a 15 anos. Já o Pronto Atendimento será direcionado para pacientes adultos, a partir dos 16 anos.

De acordo com o prefeito Léo Português, as internações hospitalares continuarão sendo realizadas no Hospital do Mepes, mas com um novo formato contratual. O município manterá o investimento de R$ 8 milhões por ano, adquirindo um número reduzido de leitos. Parte desses recursos também será destinada ao funcionamento da pediatria 24h. Os demais leitos poderão ser comercializados pelo hospital com planos de saúde ou outras entidades, como forma de ampliar a autonomia e garantir a sustentabilidade da unidade.

O Pronto Atendimento Municipal funcionará com porta aberta, recebendo os pacientes diretamente para triagem e atendimentos. Já as internações hospitalares seguirão por porta fechada, ou seja, mediante encaminhamento formal da rede municipal, permitindo maior controle do fluxo e eficiência nos serviços.

O espaço físico do novo pronto socorro passará por reformas estruturais, com foco em acolhimento infantil. A nova recepção será reformulada com elementos lúdicos e humanizados, como aquários, televisores e ambientação voltada ao conforto das crianças e seus familiares.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Renato, a reorganização contempla toda a rede, incluindo as unidades de saúde da família (PSFs), o Centro de Especialidades Unificadas (CEU), o Pronto Socorro e o Hospital do Mepes. A expectativa é de que o novo pronto socorro atenda até 2 mil pessoas por mês.

A gestão também articula, por meio da Programação Pactuada e Integrada (PPI), a captação de recursos federais com o intuito de integrar o atendimento com municípios vizinhos, fortalecendo a posição de Anchieta como referência regional em saúde pública.

Além disso, o Hospital do Mepes já está autorizado a realizar cirurgias eletivas, e o micropolo será ativado para ampliar a capacidade da rede em procedimentos especializados. A mudança no modelo de gestão tem como meta fortalecer o papel do hospital e garantir mais eficácia nos serviços prestados à população.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes