A Prefeitura de Anchieta intensificou, neste mês, o atendimento às pessoas em situação de rua por meio de uma ação integrada entre diversos órgãos públicos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com o apoio da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Casa do Cidadão.
A ação teve início no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e se estendeu aos bairros Porto de Cima e Guanabara. No total, nove pessoas foram atendidas, com oferta de diversos serviços como atendimento social, orientações, vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos, acesso à documentação pessoal, consulta e atualização no Cadastro Único, triagem do CAPS com agendamento de consultas e encaminhamentos diversos.
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Paula Louzada, a proposta é realizar esse tipo de atendimento de forma contínua, com o objetivo de fortalecer o vínculo com os usuários. “Visa construir uma relação de confiança, pautada no diálogo, como forma de garantir atendimento digno às pessoas em situação de rua e com oferta de serviços e apoio conforme as necessidades identificadas”, destacou.
A prefeitura pretende dar continuidade à abordagem em outros pontos do município, buscando ampliar o alcance das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
4o