anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Onda de calor prejudica abastecimento de água

A repentina alta da temperatura em grande parte do Brasil se repete no Espírito Santo. Aliada à falta de chuvas, a onda de calor já está prejudicando o abastecimento de água em 53 municípios capixabas atendidos pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), incluindo Anchieta.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgou boletim, nesta quinta-feira (16), confirmando a escassez de água no Espírito Santo e relatou que há rios com menos de 25% da vazão de água que tinham há cerca de um mês – uma queda muito rápida.

A Prefeitura de Anchieta fornece água para os moradores das comunidades do interior de Anchieta, mas lá também já se sente os efeitos da onda de calor, pois está muito baixo o nível do Rio Benevente (onde a Prefeitura de Anchieta capta a água para atender os moradores de Jabaquara e de Limeira). 

Também está muito baixo o nível dos poços artesianos que a prefeitura utiliza para fornecer água para os moradores de Belo Horizonte, Chapada do A, São Mateus, Baixo Pongal, Paieira, Santa Luzia de Monteiro, Arerá, Itapeuna, Serra das Graças e Itaperoroma Baixa. 

A Prefeitura de Anchieta também mantém três caminhões-pipa para fornecer água potável para as comunidades onde não há poços artesianos.

Diante de todo o esforço para manter o fornecimento de água para todos os munícipes, a prefeitura pede que a população economize água, evite desperdícios e que não utilize a água para lavar calçadas, carros e outros.

Texto e Foto: Gilberto Vieira | Gerência de Comunicação Social 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes