pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

Novela Travessia presta desserviço no combate à violência contra mulher, diz especialista

Advogada explica que Guida não precisava simular outra agressão para denunciar Moretti com base na Lei Maria da Penha

Em Travessia, Guida (Alessandra Negrini) é agredida por Moretti (Rodrigo Lombardi) e, em seguida, simula um machucado no braço para denunciá-lo à polícia. Mesmo após ser ameaçada, empurrada e enforcada pelo ex-marido, a personagem viu necessidade de forjar outra agressão para colocar o algoz na cadeia em cenas que foram ao ar nesta semana.

“A novela retratou sim uma cena de violência doméstica. A personagem estava ao abrigo da Lei Maria da Penha e havia a possibilidade de pedir uma medida protetiva, porque ela foi vítima de uma ameaça. A promessa de causar um mal grave já é um delito que justifica a incidência da lei”, aponta a advogada Maria Berenice Dias.

Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a especialista afirma que a abordagem em Travessia contribui para a permanência de um mito. “Existe essa ideia de que as mulheres fazem falsas denúncias de violência doméstica para obter o afastamento do agressor de casa ou a não aproximação dele, mas essa não é a grande maioria dos casos.”

“Nenhuma mulher vai em uma delegacia inventar uma agressão, como a personagem fez, quando já tem motivos para pedir proteção. A novela acabou prestando um desserviço ventilando essa possibilidade. Espero que isso seja corrigido adiante. Se a intenção foi chamar atenção para o tema, essa não foi a melhor forma de abordagem.”

Maria Berenice Dias

Diga nos comentários se você concorda ou não com esta opinião

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes

Devido ao feriado de CorpusChristi comemorado nesta quinta-feira(08) por grande parte das cidadesbrasileiras, a previsão é de que asatividades legislativas se concentrem noinício da semana.A