pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

Novela Travessia presta desserviço no combate à violência contra mulher, diz especialista

Advogada explica que Guida não precisava simular outra agressão para denunciar Moretti com base na Lei Maria da Penha

Em Travessia, Guida (Alessandra Negrini) é agredida por Moretti (Rodrigo Lombardi) e, em seguida, simula um machucado no braço para denunciá-lo à polícia. Mesmo após ser ameaçada, empurrada e enforcada pelo ex-marido, a personagem viu necessidade de forjar outra agressão para colocar o algoz na cadeia em cenas que foram ao ar nesta semana.

“A novela retratou sim uma cena de violência doméstica. A personagem estava ao abrigo da Lei Maria da Penha e havia a possibilidade de pedir uma medida protetiva, porque ela foi vítima de uma ameaça. A promessa de causar um mal grave já é um delito que justifica a incidência da lei”, aponta a advogada Maria Berenice Dias.

Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a especialista afirma que a abordagem em Travessia contribui para a permanência de um mito. “Existe essa ideia de que as mulheres fazem falsas denúncias de violência doméstica para obter o afastamento do agressor de casa ou a não aproximação dele, mas essa não é a grande maioria dos casos.”

“Nenhuma mulher vai em uma delegacia inventar uma agressão, como a personagem fez, quando já tem motivos para pedir proteção. A novela acabou prestando um desserviço ventilando essa possibilidade. Espero que isso seja corrigido adiante. Se a intenção foi chamar atenção para o tema, essa não foi a melhor forma de abordagem.”

Maria Berenice Dias

Diga nos comentários se você concorda ou não com esta opinião

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes