O município de Nova Venécia foi contemplado, nesta sexta-feira (9), com a entrega de cerca de 20 mil mudas frutíferas por meio do Projeto Arranjos Produtivos, iniciativa coordenada pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A ação contou com a presença de autoridades estaduais, como o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), e o governador Renato Casagrande (PSB).
Esta foi a primeira entrega de mudas do projeto no município. Ao todo, 63 agricultores familiares estão cadastrados para receber os insumos, que serão utilizados na implantação da técnica denominada “pomar vivo”. O método consiste na distribuição de cinco variedades diferentes de frutas — goiaba, cajá, coco, abacate e frutas cítricas (como laranja, limão, pomelo ou tangerina ponkan) — com o objetivo de diversificar a produção e possibilitar colheitas durante todo o ano.
Durante o evento, o deputado Marcelo Santos destacou a importância do projeto: “Nós já estamos colhendo os frutos da primeira etapa. Estamos em outras fases e, aqui em Nova Venécia, temos uma etapa muito importante. Se Deus nos permitir, com planejamento e foco, vamos chegar às 78 cidades capixabas”, afirmou.
O governador Renato Casagrande também ressaltou os impactos da iniciativa para os agricultores familiares. “É uma ação concreta. As mudas já estão aí, os insumos já estão aí, os técnicos já estão trabalhando. Isso muda a vida de quem mora no campo, oferece diversificação de renda e novas oportunidades para os produtores da região”, declarou.
Além do governador e do presidente da Ales, estiveram presentes na cerimônia o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB), Alexandre Xambinho (Podemos), Raquel Lessa (PP) e Toninho da Emater (PSB).
O Projeto Arranjos Produtivos é uma parceria entre a Ales, o governo do Estado e as prefeituras municipais. Ele oferece, gratuitamente, mudas, equipamentos e assistência técnica aos agricultores familiares dos municípios participantes. Além de Nova Venécia, outras 26 cidades já fazem parte do programa.