Brasília – O projeto ferroviário que ligará Santa Leopoldina a Anchieta deu um passo importante rumo à sua concretização. Em uma reunião realizada na última terça-feira (5) na capital federal, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, além de membros da bancada federal capixaba, para discutir o avanço do empreendimento.
Na ocasião, o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, assinou um ofício comunicando à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que o ramal ferroviário foi incluído como investimento adicional na renegociação entre o governo federal e a mineradora Vale. O documento era um dos últimos entraves burocráticos para o avanço da obra.
A construção do ramal ferroviário será de responsabilidade da Vale e contará com um investimento estimado em R$ 6 bilhões. O projeto prevê a conclusão das obras até 2030 e é considerado estratégico para o desenvolvimento logístico do Espírito Santo, uma vez que conectará a Samarco, em Anchieta, ao complexo de Tubarão, em Vitória, formando um dos maiores centros de beneficiamento de minério do mundo.
Outro ponto relevante é a emissão da Declaração de Utilidade Pública (DUP) pela ANTT, permitindo o início dos processos de desapropriação necessários para a viabilização da ferrovia. Com isso, espera-se que os trâmites administrativos avancem de forma mais célere, garantindo o início das obras dentro do cronograma estipulado.
A inclusão desse projeto ferroviário na renegociação entre a União e a Vale representa uma conquista para o Espírito Santo, que há anos busca melhorias em sua infraestrutura logística para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: A Gazeta (www.agazeta.com.br)