Profissionais da medicina foram homenageados na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (11). A sessão foi proposta pelo deputado Hudson Leal (Republicanos), que também é médico.
Os homenageados receberam a Ordem do Mérito Médico Capixaba Dr. Afonso Schwab, criada pela Resolução 3.106/1977. Em sua fala inicial, Hudson ressaltou que, apesar do limite de homenageados, a celebração era para todos os cerca de 14,5 mil profissionais que atuam no estado.
A deputada Raquel Lessa (PP), que também fez parte da mesa, parabenizou os médicos presentes e falou da importância que cada profissional de medicina tem na vida das pessoas. Ela ressaltou os desafios presentes na vida dos médicos, desde o processo de formação, e lembrou que cada um tem uma missão no exercício da sua função.
O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Fernando Avelar Tonelli, que também foi homenageado, reforçou as palavras de Hudson e falou dos motivos para comemorar o trabalho de todos os profissionais do estado. Mas Tonelli lembrou também das dificuldades enfrentadas no dia a dia.
“Vitória é a cidade do Brasil com o maior número de médicos por mil habitantes. Temos cerca de 18 médicos para cada mil habitantes, quando a OMS preconiza como número ideal em torno de 3,2 médicos para cada mil habitantes. Por que isso é um motivo de preocupação? Porque nós continuamos vendo um discurso, dizendo que há falta de médicos no Brasil. Não, não há. A demografia médica demonstra isso, que não há falta de médicos no Brasil. O que há falta é de políticas, de vontade política, de incentivo a que o médico vá trabalhar no interior, especialmente os especialistas. Há uma carência grande de especialistas no interior, mas também não há condições de trabalho”, avaliou o presidente do CRM.
Tonelli ainda falou da importância do aprimoramento permanente na área, a educação médica continuada, não só formação técnica, mas também formação humanitária. Já o presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber, também homenageado, lembrou do juramento que os médicos fizeram e ressaltou a importância de “aliviar a dor sempre, curar quando possível, mas aliviar a dor sempre”.
Em nome dos homenageados, quem falou foi o médico Marcelo Wesley Lopes Dall Col. Ele citou um princípio básico da medicina que deve ser o guia da vida profissional. “Primeiro não causar mal (…). Quando vemos os médicos se dedicando de maneira intensa, com competência, com amor ao seu paciente, ao próximo… Porque qualquer investimento de tecnologia, qualquer investimento financeiro, sem a presença de um médico humano, os resultados geralmente não ocorrem ou são um fracasso. Importante também sabermos o quanto precisamos ser valorizados, para termos tranquilidade também para valorizar o nosso próximo. E isso em todas as profissões”, analisou o homenageado.
A solenidade fez parte das comemorações pelo Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.
Homenageados
1 – PETTERSON RAYKEN SILVA LINO
2 – KÉLCIA KIEFER HARCHBART
3 – ANA PAULA SIMÕES LOPES REGIANI
4 – FERNANDO PEREIRA SESSINO
5 – RAFAEL RAMOS BERNARDO
6 – GUSTAVO FEDERICI MENDES
7 – DIEGO RANGEL SOBRAL
8 – THÁINA LISSANA SILVA SOARES
9 – RODRIGO AMARO CORDEIRO DA CRUZ
10 – JOÃO LUIS COSER
11 – MARCELO GONÇALVES EDUARDO
12 – WASHINGTON LUÍS SEBASTIÃO RODRIGUES FLORINDO DE FREITAS.
13 – THIAGO FERRAZ DE ABREU CABAS
14 – ALESSANDRO JOSÉ PASOLINI
15 – ILKA FERREIRA NOVAES
16 – GUILHERME SANCHES EMERICK.
17 – LUIZ AUGUSTO DE CASTRO FAGUNDES FILHO
18 – MARCELO WESLEY LOPES DALL COL
19 – BRUNO BEBER MACHADO
20 – CARLOS HENRIQUE SEGALL JUNIOR
21 – JOÃO LIPARIZI NETO
22 – RENATO GARGANO FABRIS
23 – WILSON DA SILVA GONÇALVES JUNIOR
24 – AUREO PAOLIELLO
25 – FERNANDO AVELAR TONELLI
26 – FERNANDO LEMGRUBER PRADO COSTA
27 – GETÚLIO FERREIRA DE ALBUQUERQUE FILHO
28 – MARIA ELISA PATRÃO DIAS