A Secretaria da Educação (Sedu) e o Instituto Unibanco promovem, nesta terça-feira (28) e na quarta-feira (29), o Seminário “Circuito de Gestão Capixaba: uma parceria para a inovação da política educacional”. O evento destaca os resultados de nove anos de uma parceria entre o terceiro setor e o Poder Público, com garantia de sustentabilidade, pela melhoria da qualidade da educação pública com avanços constantes na gestão educacional e escolar.
Implementado nas escolas capixabas desde 2015, o Circuito de Gestão é a metodologia central do programa Jovem de Futuro, desenvolvido, por meio de parceria entre a Sedu e o Instituto Unibanco. Os focos do programa são a melhoria da aprendizagem dos estudantes, sua permanência na escola e a redução das desigualdades educacionais, por meio do aperfeiçoamento da gestão educacional e escolar.
O Circuito tem permitido que a Rede Estadual de ensino aprimore constantemente seus métodos, resultando em conquistas significativas, como redução da evasão escolar, aumento das ações de equidade racial e um importante avanço no Ideb das escolas estaduais de Ensino Médio no Espírito Santo, passando de 3,7 (2015) a 4,6 (2019), a segunda melhor nota do País. Resultado do amadurecimento do trabalho, a parceria se encontra desde 2022 em sua etapa de consolidação, que corresponde a um aprofundamento e uma autonomia ainda maior da rede educacional na utilização, personalização e refinamento da metodologia.
O Seminário terá abertura na terça-feira (28), em Vitória, e contará com um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES). O evento terá a presença dos secretários de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e da Cultura, Fabricio Noronha, além de Ricardo Henriques e Maju Azevedo, superintendente-executivo e gerente de implementação de programas do Instituto Unibanco, respectivamente.
Na quarta-feira (29), as atividades serão realizadas no Steffen Centro de Eventos, no município da Serra, e os participantes terão oportunidade de refletir sobre temas como a consolidação do Circuito de Gestão Capixaba nas três instâncias da Rede Estadual de educação; a importância do uso de dados para a melhoria educacional; práticas de equidade; desafios da gestão pedagógica; e novas possibilidades de ação a partir do momento atual.
“A experiência de nove anos do Jovem de Futuro no Espírito Santo evidencia os resultados do trabalho de uma equipe grande e diversa, capaz de atuar em contextos radicalmente distintos, com variadas realidades socioeconômicas, institucionais e político-partidárias, seguindo planos e atividades mesmo com alternância de governos”, afirmou Para Ricardo Henriques.
Segundo o superintendente, essa continuidade é possível porque “as ações são ancoradas em dados e evidências, utilizados para aprimorar constantemente o programa, em benefício dos objetivos dos governos estaduais, das secretarias de educação, das regionais e das escolas, que são os grandes protagonistas dessa agenda educacional. Trata-se de uma complexa e articulada agenda de cocriação, focada no compromisso de manter todos os jovens na escola, para que aprendam mais e para que sejam reduzidas as desigualdades na educação”.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da parceria para a educação no Espírito Santo. “Como secretário de Educação, fico feliz em celebrar essa parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Unibanco, pois trata-se de um marco importante na melhoria da qualidade da educação pública no Estado. Desde que iniciamos esse programa, ele tem sido essencial para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos, incentivar a permanência na escola e combater as desigualdades educacionais, por meio de melhores práticas de gestão escolar. Essa nossa parceria tem nos permitido crescer e alcançar conquistas notáveis, como a redução da evasão escolar, o aumento das ações para promover a equidade racial e um avanço significativo nas notas do Ideb das escolas estaduais de Ensino Médio no Espírito Santo. E o mais importante é que continuamos juntos e comprometidos em impulsionar mudanças positivas e garantindo um futuro melhor para os estudantes do Espírito Santo”, afirmou.
Serviço:
Circuito de Gestão Capixaba: uma parceria para a inovação da política educacional
Data: 28 de maio (das 19h às 21h) e 29 de maio (das 8h30 às 17h30).
Local: Dia 28, no Sesc Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória)
Dia 29, no Steffen Centro de Eventos (ROD, ES-010, KM 4 – Jardim Limoeiro, Serra)
Credenciamento de imprensa: institutounibanco@cdn.com.br
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Tem como valores: acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. Link.