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Início da obra da ferrovia entre Santa Leopoldina e Anchieta começa em 2 anos

Nesta quarta-feira (12), a mineradora Vale apresentou o cronograma para a construção da ferrovia Vitória-Rio (EF 118), uma obra há muito aguardada pelo setor produtivo capixaba. O primeiro trecho da ferrovia, que ligará Santa Leopoldina a Anchieta, está previsto para começar a ser construído em até dois anos, com um investimento total de R$ 6 bilhões.

O primeiro trecho vai cortar seis municípios: Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. O governador Casagrande afirmou a importância de acelerar as licenças nesses municípios. Ele destacou que a Vale estava estudando e desenvolvendo o projeto, mas agora, com um cronograma estabelecido, é crucial convencer os municípios a agilizar o processo de desapropriações e licenciamento ambiental.

“A Vale estava estudando, fazendo projeto, mas a partir de agora tem um cronograma, tem um prazo. Os dois gargalos são esses: desapropriações e licenciamento ambiental”, afirmou Casagrande.

A previsão é de que o ramal ferroviário crie mais de 1.500 empregos diretos durante o pico das obras. A linha tronco, de Santa Leopoldina a Anchieta, terá 80 milhas de extensão. Serão mais de 20 milhas, com alças, até Ubu. O anúncio foi feito pela Vale em coletiva no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande.

Na segunda etapa, a ferrovia ganhará mais 87 milhas a divisa do Espírito Santo até com o Rio de Janeiro, passando por Presidente Kennedy. Nesse trecho, o projeto básico será doado pelo Vale ao governo capixaba. No entanto, as obras não serão realizadas pela mineradora, que contará com a participação de outras empresas e do setor privado.

A ferrovia Vitória-Rio é aguardada com grande expectativa, pois será a logística do estado e promoverá o crescimento econômico da região. Com a conexão entre Santa Leopoldina e Anchieta, a Vale fornecerá uma alternativa eficiente ao transporte rodoviário, favorável para a redução de custos e melhoria da infraestrutura de escoamento da produção.

A participação do governador Renato Casagrande na coletiva ressalta a importância desse projeto para o desenvolvimento do Espírito Santo. O investimento total de R$ 6 bilhões demonstra o compromisso da Vale com o crescimento e o progresso da região.

A ferrovia Vitória-Rio representa um marco para o Espírito Santo, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando empregos. A construção dessa infraestrutura logística mais eficiente e sustentável trouxe benefícios não apenas para o setor produtivo, mas também para a população. A Vale, ao apresentar o cronograma e doar o projeto básico, reforça sua parceria com o estado capixaba.

É importante ressaltar que, para a concretização desse empreendimento tão aguardado, será fundamental o envolvimento de outras empresas e a participação do setor privado nas obras. A ferrovia Vitória-Rio se torna uma realidade graças ao trabalho conjunto e ao investimento de diversos atores, impulsionando o progresso do Espírito Santo.

Diante desse novo marco na implantação da ferrovia Vitória-Rio, é essencial que as autoridades municipais e os órgãos competentes atuem de forma proativa para garantir a agilidade nos processos e o sucesso desse empreendimento estratégico para o Espírito Santo. Os municípios vulneráveis, como Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta, precisam estar cientes da importância de acelerar as licenças, a fim de acompanhar o cronograma estabelecido.

A ferrovia Vitória-Rio atraiu não apenas benefícios sanitários, mas também promoverá uma opção de transporte mais sustentável e eficiente. Com o apoio das autoridades municipais e um conjunto de trabalho entre os setores público e privado, será possível superar os desafios relacionados às desapropriações e ao licenciamento ambiental, viabilizando assim a construção dessa importante infraestrutura que apoiará o desenvolvimento e o progresso do Espírito Santo.

Com informações de Gazeta online

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