O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória, realizou a quinta edição da campanha de doação de sangue no hospital, dando continuidade a uma iniciativa que acontece desde abril de 2022, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes).
A ação ocorreu na última quinta-feira (03), no auditório do Hospital São Lucas, que foi transformado em posto de coleta pela equipe do Hemoes. Ao todo, 67 doadores passaram pela triagem. Levando em conta os quesitos que inviabilizam a doação, foram obtidas 54 bolsas de sangue e 18 novos cadastros para doação de medula óssea.
Além de possibilitar a reposição dos estoques, a campanha teve como objetivos destacar a importância de doar, desmistificar informações falsas e ajudar quem nunca tinha doado a encarar o ato como uma prova de amor ao próximo, bem como reforçar a importância da doação para quem já é doador, mas nem sempre mantém a regularidade. Muitos funcionários, terceirizados e acompanhantes aproveitaram a oportunidade para doar sangue pela primeira vez. Quem já era doador teve a oportunidade de reafirmar o compromisso com a reposição dos estoques, dessa vez no local de trabalho, o que deixou o ato ainda mais especial.
Para a médica do Hemoes, Belisa Sossai, a campanha é uma forma de conscientizar e mostrar a importância de retribuir esse ato de amor, já que o HEUE é um dos grandes consumidores de bolsas de sangue do Estado, devido ao perfil da unidade, e inspirar outros hospitais a organizar ações semelhantes.
“Com as doações de primeira vez, uma semente é plantada e o trabalho será continuado no Hemoes. É sempre uma satisfação enorme vir ao São Lucas, que é um grande parceiro nosso nesse trabalho de estimular as doações, falar sobre a importância do ato e trazer mais pessoas. A vantagem de já estarmos na quinta edição da ação é a possibilidade de reforçar a cultura não só entre os funcionários do hospital, acompanhantes e pacientes, mas também como um exemplo positivo para outras instituições. Outro fator de muita relevância é o banco de cadastro para doadores de medula que cresce a cada visita nossa, motivo de muita alegria para nós”, comemorou a médica do Hemoes.