pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

Festa da Penha 2025 tem início neste domingo com extensa programação religiosa

A 455ª edição da Festa da Penha, considerada a mais tradicional manifestação religiosa do Espírito Santo, começa neste domingo (20), coincidindo com o Domingo de Páscoa. A celebração em homenagem à padroeira do Estado se estenderá por nove dias, com uma programação diversificada que inclui missas, romarias, momentos de oração e shows religiosos.

Com o tema “Com Maria, peregrinos de esperança”, a edição de 2025 reforça o espírito de fé, unidade e devoção que marca o evento, considerado o terceiro maior do país em expressão religiosa popular, atrás apenas do Círio de Nazaré (PA) e da Festa de Aparecida (SP).

A organização da festa é realizada pelo Convento da Penha, em parceria com a Arquidiocese de Vitória e a Associação de Amigos do Convento da Penha. Criada em 1570 pelo Frei Pedro Palácios, a Festa da Penha mantém viva uma tradição secular e atrai milhares de romeiros de diversas partes do Brasil.

Entre os destaques da programação estão as tradicionais romarias, como a Romaria dos Homens, que sai da Catedral Metropolitana de Vitória e segue até o Parque da Prainha, em Vila Velha. Também fazem parte do calendário a Romaria das Mulheres, dos Militares, das Pessoas com Deficiência, dos Adolescentes, dos Ciclistas, dos Cavaleiros, dos Conguistas, dos Motociclistas e a “Remaria”, procissão marítima realizada com embarcações.

Além das celebrações religiosas, a programação contempla apresentações musicais com artistas católicos, como Adriana Arydes, Davidson Silva e Padre Reginaldo Manzotti, além de momentos devocionais transmitidos por emissoras de televisão, rádio e internet.

O encerramento da Festa da Penha está previsto para o dia 28 de abril, Dia da Padroeira do Espírito Santo. A programação desse dia inclui missas durante toda a madrugada e manhã, romarias, celebrações especiais no Campinho do Convento e no Parque da Prainha, além do show de encerramento com Padre Reginaldo Manzotti e a tradicional despedida da imagem de Nossa Senhora da Penha.

O evento também integra o calendário do Ano Jubilar, dedicado à renovação espiritual e ao fortalecimento da fé entre os fiéis.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes

Devido ao feriado de CorpusChristi comemorado nesta quinta-feira(08) por grande parte das cidadesbrasileiras, a previsão é de que asatividades legislativas se concentrem noinício da semana.A