pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

Curso de Formação Política aborda agricultura familiar e meio ambiente

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) promoveu, na noite da última quinta-feira (15), mais uma aula do Curso de Formação Política para Jovens. O encontro teve como foco a agricultura familiar e o meio ambiente, com palestras do subsecretário de Estado da Agricultura Familiar, Rogério Favoretti, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. A atividade ocorreu no Auditório Augusto Ruschi, em Vitória.

Favoretti destacou a relevância da agricultura familiar no Espírito Santo. Embora ocupe apenas 30% das terras rurais, a atividade é responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos no estado. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2017, 80 mil das 108 mil propriedades agrícolas capixabas são de agricultura familiar, que também gera 213 mil empregos — número superior ao das grandes e médias propriedades.

O subsecretário explicou ainda os conceitos que diferenciam a agricultura familiar, citou legislações específicas, como o Pronaf, e apresentou o programa estadual Vida no Campo, lançado em 2024, voltado para fortalecer o setor com ações de desenvolvimento agrário, empreendedorismo e extensão rural.

Em seguida, Felipe Rigoni abordou os desafios ambientais enfrentados atualmente, com ênfase nas mudanças climáticas. O secretário falou sobre políticas públicas como o Plano de Descarbonização e o Programa Reflorestar, que visam à preservação dos recursos naturais e ao reflorestamento em áreas degradadas. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória política e acadêmica com os alunos.

O curso, promovido pela Secretaria da Casa dos Municípios da Ales, foi oficialmente lançado no dia 8 de maio e tem como objetivo aproximar os jovens das questões políticas e sociais que impactam o estado e o país.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes