Trinta motociclistas interessados em se aprimorar na condução do veículo e circular com mais segurança nas vias participaram do Curso de Pilotagem oferecido gratuitamente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com a empresa Moto Vena nesta semana.
Mesmo já habilitados na categoria A, os condutores puderam aprender técnicas que podem evitar sinistros (acidentes) de trânsito em seus trajetos, como a postura adequada na motocicleta, a frenagem segura, as manobras nas curvas, além de conhecer melhor os equipamentos de proteção e a inspeção preventiva da moto.
A gerente de Educação de Trânsito do Detran|ES, Teresa Maté, reforça que o objetivo do curso é garantir mais segurança para os motociclistas e para o trânsito capixaba. “O Detran|ES promove cursos, como esse de pilotagem e o de mecânica básica, que visam capacitar os alunos a conhecerem melhor seu veículo, prezarem pela manutenção preventiva e saberem agir com mais tranquilidade no trânsito. Tudo isso é essencial para que esses condutores tenham uma condução segura para eles e para todos que estão nas vias. A finalidade é contribuir para evitar sinistros e mortes no trânsito”, disse.
O examinador de trânsito Washington dos Santos participou do primeiro curso de instrutores oferecido pelo Detran e foi o professor das duas turmas do curso de pilotagem. “Eu busquei fazer o curso de instrutores para me aprimorar na condução da motocicleta e também ser multiplicador e contribuir para a educação dos motociclistas. Cursos como esses são fundamentais para a prevenção e a promoção de mais responsabilidade no trânsito. São coisas simples relacionadas à manutenção e à condução que eles aprendem aqui e que podem evitar acidentes”, contou.
Para o diretor comercial da empresa parceira Moto Vena e instrutor do curso, Jânio de Paula, as aulas teóricas e práticas ensinam técnicas para o motociclista estar mais bem preparado no dia a dia. “Para tirar a CNH na categoria A o aluno precisa aprender algumas técnicas em um circuito controlado. Mas no trânsito, com outros veículos envolvidos, é diferente. No cotidiano, o motociclista encontra situações que precisam de técnicas especiais para ter mais segurança no trânsito, preservar a própria vida e não colocar em risco outras pessoas nas vias”.
Depoimentos dos participantes
“Eu gostei muito da experiência, é bem diferente, apesar de usar moto na minha rotina, é uma oportunidade de aprender e pegar dicas de como conduzir de maneira mais segura. Isso me dá mais tranquilidade de conduzir a minha moto no dia a dia. Foi muito valoroso para mim o conhecimento que adquiri e foi muito bom poder fazer uma atividade diferente no dia de hoje” – Renan Freitas de Almeida, Analista de Tecnologia da Informação.
“O curso me surpreendeu muito positivamente porque aprendi muitas coisas que nem imaginava. A iniciativa é muito legal. Quando a gente domina mais a moto menos acidentes são causados e se tem mais segurança também. Esse tipo de formação com certeza previne acidentes” – Daniel Bravo, Técnico em Eletrônica.
“A minha motivação veio do fato de que, apesar de ter a carteira, eu fiquei cerca de 20 anos sem andar de moto e foi uma experiência muito positiva aqui hoje. Ter a oportunidade de me atualizar e obter esses ensinamentos mais avançados é muito útil. Além disso, serve para que a gente desenvolva habilidades que nem sabíamos que poderíamos ter e passamos a explorar essas habilidades.” – Almiro Soares Filho, Professor universitário.
“Tem mais de 10 anos que ando muito de moto e, mesmo tomando cuidado ao conduzir esse tipo de curso, é essencial para a segurança no trânsito. Eu também participei do curso de mecânica de motos ofertado pelo Detran|ES e nós nunca sabemos de tudo, então é sempre bom aprender mais. É uma ótima oportunidade e por ser gratuito é mais acessível ainda. O curso é de muita qualidade e queria parabenizar todos os envolvidos” – Sheila de Freitas Ribeiro, Servidora pública.
Esta edição do curso de pilotagem disponibilizou 30 vagas em duas turmas de 15 alunos cada. As aulas teóricas e práticas foram realizadas nos dias 22 de julho (turma I) e 24 de julho (turma II). O curso faz parte das atividades da Escola Pública de Trânsito do Estado do Espírito Santo, que tem o objetivo de promover a Política Nacional de Trânsito, bem como a execução de cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito, aperfeiçoamento e capacitação da área.