anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Congresso de Vereadores do Espírito Santo debate ODS

Vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) contou sua experiência sobre o papel do legislativo na promoção dos Objetivos Sustentável (ODS)
Na última semana, centenas de participantes se reuniram para o Congresso Estadual de Vereadores do Espírito Santo (Congreves), realizado, entre os dias 14 e 16 de junho, pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do ES (Ascamves), em Vitória. Um dos painéis do evento abordou o papel do Legislativo para o atingimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Cláudia Santos Garcia; o professor Cesar Albenes de Mendonça; e o vereador de Anchieta Renato Lorencini, ressaltaram a importância dos vereadores e como eles devem atuar para o cumprimento da Agenda 2030 em seus municípios.
Primeiro vereador a ter o mandato integrado à Rede ODS Brasil, Renato Lorencini (PSB) tem realizado um trabalho focado em fomentar o conceito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as demais Câmaras Municipais do Espírito Santo.
“Embora seja uma pauta global, é nos municípios que as ações efetivas acontecem. O vereador tem papel primordial no acompanhamento de metas, indicadores e em direcionar o seu trabalho para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados em seus municípios”, ressaltou Renato Lorencini.
Durante o painel, o vereador destacou algumas ações práticas para os vereadores atuarem no fortalecimento do Pacto Global e consequente melhoria das Políticas Públicas Municipais. “Não adianta colocar caixinha colorida dos 17 objetivos em seus materiais de divulgação. Não é isso que é promover os ODS. O vereador tem em suas mãos importantes instrumentos, como a LOA e o PPA, com os quais é possível comparar se os planos e ações de governo estão em consonância com os objetivos e com as necessidades da população”, destacou.
Além disso, ele destacou que é necessário aprimorar os métodos de acompanhamento dos indicadores, buscando parcerias para construção dos Observatórios do ODS nos municípios. “Em Anchieta, temos dialogado com instituições públicas e empresas privadas com o objetivo de construirmos plataformas de consulta que agreguem os índices municipais diversos”, finalizou citando a criação da Frente Parlamentar dos ODS, criada em Anchieta com intuito de acompanhar o tema no município.

Mais informações para a imprensa:
Monique Ferbek

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes