A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu nesta terça-feira (6) o Projeto de Resolução (PR) 9/2025, que propõe a criação da Comenda Waldemar Almeida Lyrio. A honraria será destinada a sindicalistas que atuam na defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores capixabas. A proposta foi apresentada pelos deputados Marcelo Santos (União) e João Coser (PT) e já conta com pedido de urgência na tramitação.
De acordo com os autores, a comenda visa reconhecer personalidades que se destacam na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. A premiação poderá ser entregue anualmente, preferencialmente durante sessão solene, e pode ocorrer junto à entrega da Comenda Saturnino Rangel Mauro, já dedicada a sindicalistas.
Cada deputado poderá indicar um homenageado por ano, com requerimento formal e justificativa, até 10 dias antes da solenidade. A comenda incluirá medalha, diploma e registro em livro oficial da Ales. Também será possível concedê-la postumamente, conforme os critérios estabelecidos no texto.
Homenagem a Waldemar Almeida Lyrio
O nome da comenda homenageia Waldemar Almeida Lyrio, nascido em 1944 em Colatina, e falecido em 2012. Carpinteiro de profissão e morador de Cariacica, Waldemar teve atuação destacada na Pastoral Operária, na fundação do jornal Operário da Construção e na mobilização da greve geral da construção civil de 1979, além de participação em movimentos sindicais e populares que deram origem à CUT. Ele também foi um dos fundadores do Sintapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas).
A proposta agora segue os trâmites internos da Assembleia. Se aprovada, a resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário do Poder Legislativo.
Deseja que eu acompanhe e atualize a tramitação do PR 9/2025 para você?