pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

Centro de Documentação do Santuário Nacional de São José de Anchieta aberto para pesquisas

Centro de Documentação Pe. Murillo Moutinho, SJ do Santuário Nacional de São José de Anchieta abre para pesquisas e estudos com material exclusivo sobre processo de canonização do Santo.

Será aberto ao público, no dia 18 de janeiro (quarta-feira), às 10 horas, em Anchieta, o Centro de Documentação Jesuítica do Santuário Nacional de São José de Anchieta, espaço onde os visitantes poderão pesquisar centenas de importantes documentos catalogados e digitalizados. A sala terá o nome do Pe. Murillo Moutinho, SJ., que foi um grande postulador do santo.

Participarão da solenidade de inauguração o Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, padre Álvaro Negromonte Pereira, a presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel, a superintendente do Iphan, Elisa Taveira, e outros convidados.

“Abrigo de significativa memória jesuítica e da vida e obra de São José de Anchieta, o espaço garante preservação e divulgação permanente de fatos históricos relevantes que passam a estar disponíveis para a pesquisa de estudantes, jornalistas, religiosos, teólogos, historiadores e demais interessados nas memórias de São José de Anchieta, na passagem dos Jesuítas pelo Estado e na região. Facilitar o acesso da sociedade à sua história é o objetivo deste Centro de Documentação”, afirma Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi.

A Sala, dedicada a estudos e reflexões sobre a vida de São José de Anchieta, dos Jesuítas e dos “Ameríndios”, apresenta, entre outras raridades, material único sobre todo o processo de canonização do Santo.

O Centro de Documentação é parte integrante do projeto de restauro do Santuário de São José de Anchieta inaugurado em 2021, integralmente aprovado pelo Iphan e efetivado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, com patrocínios do Instituto Cultural Vale e do BNDES.

Acervo

O Centro de Documentação Jesuítica do Santuário Nacional de São José de Anchieta reúne material produzida do século XVI a XXII, no Brasil e no exterior. Entre eles se destacam o livro da catequese de São José de Anchieta, correspondências do Jesuíta, a Bula de Canonização, o processo de beatificação e fotografias, dentre outros documentos importantes.
Vai abrigar ainda o relevante trabalho de pesquisa do professor da Ufes, José Antonio Carvalho, sobre o Patrimônio Arquitetônico Jesuítico no Espírito Santo, que foi doado e estará digitalizado e disponível para pesquisa.

Instalações

O espaço foi construído conforme determinam os critérios internacionais de arqueologia, visando a correta conservação e uso de seu acervo.

Pesquisa

Com computadores e mobiliário apropriado, o Centro de Documentação reúne centenas de importantes documentos catalogados e digitalizados. Foi adquirido, ainda, o programa de pesquisa “pergamum”, sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação, usado nas universidades da Companhia de Jesus e nos melhores centros de pesquisa do Brasil

Clientela

Acessível a todos os capixabas interessados na rica história dos Jesuítas no Espírito Santo, o acervo estará disponível para pesquisa de estudantes, jornalistas, religiosos, teólogos, historiadores e outros interessados.

Funcionamento:
De terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Localização
Endereço: Praça do Santuário, Centro, Av. Anchieta, 81 – Centro, Anchieta – ES, cep 29.230-000 – Telefone: (28) 99939-4243

Saiba mais:
O Santuário Nacional de São José de Anchieta, onde está localizado o Centro de Documentação Jesuítica, é um dos monumentos mais antigos do País. Ele foi inteiramente restaurado e entregue aos capixabas em outubro de 2021.

Seu projeto, realizado pelo Instituto Modus Vivendi, sob o comando da sua presidente Erika Kunkel, apresenta um novo conceito de museu: um centro interpretativo, com dinâmica de comunicação maior e mais interativa, que permite um conhecimento e diálogo maiores com a história do local.

Vitória, 16.01.2023
Mais informações: Ilda Castro, assessora de imprensa, 27 999721274

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes