Na manhã desta segunda-feira (19), servidores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizaram a Caminhada da Luta Antimanicomial em Anchieta, com o tema “Cuidar é em Liberdade”. A ação percorreu o bairro Guanabara, passou por Castelhanos e seguiu até a Praia Boca da Baleia, onde foi promovido um momento de reflexão e partilha entre os participantes.
A atividade integra o movimento nacional da Luta Antimanicomial, que busca reforçar a importância de um modelo de cuidado em saúde mental pautado na liberdade, dignidade e inclusão. A proposta é reafirmar que pessoas com sofrimento psíquico devem ser acolhidas em ambientes abertos, próximos à família e à comunidade, ao invés de serem isoladas em instituições.
Como parte da programação, uma exposição com trabalhos produzidos pelos usuários do CAPS será aberta ao público entre os dias 20 e 23 de maio, na recepção do Centro de Especialidades Unificado (CEU), das 7h às 16h. A mostra inclui panos de prato, quadros, bolsas e outras peças desenvolvidas nas oficinas terapêuticas.
A iniciativa visa valorizar a criatividade e a autonomia dos usuários, além de evidenciar os benefícios das práticas artísticas e sociais no cuidado em saúde mental.
4o