A Câmara Municipal de Guarapari sediou, na terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, um debate significativo sobre políticas públicas culturais. O evento, promovido em parceria com a Associação Sinestesia – Criatividade Coletiva, reuniu representantes do poder público, sociedade civil e instituições culturais para discutir estratégias de financiamento e fomento ao setor cultural.
Entre os participantes estavam o secretário municipal de Cultura, Peterson de Castro, representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Sesc, Aderes, Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), a deputada estadual Iriny Lopes (Comissão de Cultura da Ales) e membros do Ministério da Cultura. O presidente da Associação Sinestesia, Bruno de Deus e Magnago, destacou a importância do diálogo para a construção de políticas culturais efetivas no município.
A presidente da Câmara Municipal, Sabrina Astori, enfatizou o papel fundamental do poder público na promoção de políticas culturais inclusivas e sustentáveis, visando ao desenvolvimento cultural e econômico de Guarapari.