A Prefeitura de Anchieta promoveu, na manhã desta quarta-feira (23), uma audiência pública para tratar da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O evento foi realizado no auditório do CEU das Artes e contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.
Aberta à população, a audiência teve como objetivo apresentar e discutir as metas e prioridades da administração municipal para o próximo ano. O prefeito de Anchieta, Léo Português, esteve presente e destacou a importância da participação popular no processo de planejamento orçamentário. “Nós fizemos essa audiência para que todo cidadão pudesse ter a oportunidade de acompanhar de perto esse processo”, afirmou.
Além do chefe do Executivo, participaram do encontro secretários municipais, vereadores, servidores públicos e lideranças comunitárias. Durante a reunião, foram detalhados os principais pontos que nortearão a elaboração do orçamento fiscal do município para 2026, como investimentos previstos, encargos e despesas gerais.
A realização da audiência atende às exigências da Lei Complementar Federal nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a transparência e a participação popular na construção das peças orçamentárias dos entes públicos.