anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Artigo: Valorizar as manifestações culturais e patrimoniais de Anchieta

Nesse domingo, dia 16 de fevereiro de 2025, foi celebrado na Catedral Metropolitana de Vitória-ES, a 8a edição da comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, que contou com a presença dos municípios de colônia italiana, realizada pela Associação Federativa Italiana do Espírito Santo, COMUNITÀ, cujo tema: “Noi Siamo La Storia! La Storia Continua!” (“Somos História! A história continua!).

O evento contou com a solenidade cívica, com as entradas das bandeiras dos municípios de colônia Italiana, execução dos hinos do Brasil e da Itália e, em seguida, uma missa celebrada em língua italiana, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza. Após a celebração, realizou-se, nas proximidades da Catedral, a tradicional “Tavolata”, momento de confraternização.
 

A Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico apoiou esse ato comemorativo dos 151 anos da imigração italiana do Solo Espírito-Santense, com a participação do Grupo de Danças Folclóricas Italianas “Nonna Adélia”, patrimônio imaterial da história e cultura anchietense.
 

Para a coordenadora do Grupo de Danças Folclóricas Italianas “Nonna Adélia”, Claudiani de Fátima Athayde Salarini: “O evento é uma celebração à memória da Imigração Italiana no Brasil e, para nós capixabas, torna-se um motivo a mais de orgulho por sermos o berço da Imigração Italiana. Anchieta, por sua vez, tem um lugar de destaque neste cenário, pois o porto de Benevente foi um grande receptor desses imigrantes. A comunidade de Alto Pongal foi colonizada por imigrantes italianos, por isso fazemos parte desta história e temos muito a contar através das nossas tradições. Para nós, do Grupo de Danças Folclóricas Italianas Nonna Adélia, é sempre uma honra e um orgulho imenso representar o município de Anchieta dentro do cenário da cultura ítalo-brasileira”.
 

Para a Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, é de suma importância valorizar as manifestações culturais e patrimoniais da nossa cidade, vez que elas são os meios que unem a história, cultura e a sociedade numa memória afetiva. Este ano de 2025, celebramos os 150 anos da imigração italiana na Vila Nova de Benevente, em que a contribuição cultural se fez presente para a formação da nossa identidade etnológica.

Prof. Robson Mattos Santos

Gerência Estratégica de Cultura

Prof. Ivan Petri Florentino

Coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes