Consciente da frequência que professores são expostos a altos níveis de estresse e cobranças excessivas, o deputado estadual Coronel Weliton (PRD) quer incluir no calendário oficial capixaba o Dia Estadual da Consciência da Saúde Mental e Emocional dos Professores, a ser comemorado anualmente no dia 15 de outubro, mesma data que os profissionais da educação já são homenageados nacionalmente.
Autor do Projeto de Lei (PL) 506/2024, Coronel Weliton alerta que as situações vividas pelos professores desencadeiam problemas como ansiedade, depressão e até a síndrome do esgotamento profissional, conhecida como síndrome de Burnout.
“A criação de um dia específico para abordar essa questão permitirá que a sociedade capixaba reflita sobre a necessidade de apoiar os professores em sua jornada, garantindo que eles disponham de condições adequadas de trabalho e recursos para cuidar de sua saúde emocional”, afirma mensagem justificativa do parlamentar.
Andamento
A proposta acrescenta a data ao Anexo Único da Lei 11.212/2020 (Consolidação de Datas Comemorativas do ES). O PL 506 será analisado pela Comissão de Justiça. Conforme o item V do artigo 276 do Regimento Interno (RI) da Ales, compete ao apenas ao colegiado de Justiça apreciar conclusivamente projetos que versem sobre inclusão de datas comemorativas.
Confira a tramitação do PL 506/2024 na Ales.