A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), implantou o programa Saúde sem Falta, com o objetivo de diminuir o número de ausências em consultas e exames especializados. A iniciativa surge após a constatação de que, em 2024, 2.573 pacientes do município não compareceram aos atendimentos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, colocando Anchieta na 7ª posição entre os 21 municípios da Região Sul capixaba com maior percentual de faltosos.
Ações para melhorar a organização e eficiência
Uma das principais medidas do programa foi a criação de um setor específico para o agendamento de consultas e exames. O novo departamento será responsável por monitorar a oferta de serviços, entrar em contato com os pacientes para reforçar os compromissos e organizar o transporte para moradores da zona rural.
Além disso, a Semus está promovendo uma campanha de conscientização para incentivar a comunicação antecipada de faltas. A gerente estratégica de auditoria, controle, avaliação e regulação, Sandra Carriço, destaca a importância dessa ação. “A falta sem justificativa impacta diretamente na organização da fila de atendimentos e na disponibilidade de vagas para outras pessoas que precisam de atendimento”, explica.
Impacto e colaboração da população
A ausência em consultas e exames não apenas compromete a eficiência do sistema de saúde, mas também causa desperdício de recursos públicos e amplia o tempo de espera para outros pacientes. O secretário de Saúde e vice-prefeito Renato Lorencini reforça a necessidade do engajamento dos moradores para o sucesso do programa. “Esperamos a colaboração dos moradores para o sucesso do programa. Com esforço conjunto – da Secretaria no aprimoramento dos seus processos e da população conscientizada para não faltar ou avisar nos casos de impossibilidade de comparecimento”, afirma.
O Saúde sem Falta busca otimizar a utilização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um atendimento mais eficiente e ágil para a população de Anchieta.