O município de Alfredo Chaves será sede, nesta quinta-feira (1º), do 1º Encontro da Raça, evento voltado à valorização e promoção da cultura afro-brasileira. A programação, com entrada gratuita, ocorrerá a partir das 13h no Ginásio Antônio Grassi, reunindo visitantes de diversas regiões em um dia de atividades culturais e vivências.
O evento contará com rodas de capoeira, oficinas, vivências artísticas, entrega de certificados e um cortejo de berimbau, que seguirá até a Praça Colombo Guardia. O encerramento está previsto para o início da noite, com apresentações de maculelê e samba de roda.
De acordo com um dos idealizadores do encontro, o professor de capoeira Carlos Alexandre Cardoso, a proposta é fortalecer o protagonismo cultural afro-brasileiro no município e reafirmar a identidade negra por meio de expressões culturais. Ele também ressaltou a importância do grupo local AfroChaves, que atua na promoção da cultura negra em Alfredo Chaves, como parceiro da iniciativa.
O 1º Encontro da Raça é uma realização da Fundação Cultural Berimbau Bahia e do projeto Capoeira nos Bairros, com apoio da Prefeitura de Alfredo Chaves e da própria AfroChaves.
Programação completa:
- 13h – Chegada dos visitantes
- 14h – Oficina de Berimbau com Mestre Negão
- 15h30 – Coffee Break
- 16h – Aulão de Capoeira com Mestre Chocolate
- 17h – Vivência de Maculelê com a Graduada Lelê
- 18h – Aulão Infantil de Capoeira com o Professor Rasta
- 19h – Cortejo de Berimbau até a Praça Colombo Guardia
O evento será realizado no feriado do Dia do Trabalho, buscando integrar comunidade e visitantes por meio da arte e da ancestralidade afro-brasileira.
4o