anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Ales deve ter Comissão de Proteção aos Animais

Novo Projeto de Resolução (PR) apresentado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) altera três artigos do Regimento Interno da Casa, para criar a Comissão Permanente de Proteção e Bem Estar dos Animais e possibilitar mudanças nas sessões plenárias. A matéria deve tramitar em urgência. 

O PR 11/2023 redefine as atribuições da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente, retirando o tema “Proteção aos Animais” de sua alçada e  colocando-o no rol de assuntos tratados pelo novo colegiado permanente, o 18º da Ales. 

Em sua justificativa, a Mesa Diretora afirma que a separação dos referidos temas objetiva maior independência e agilidade na execução das atribuições de ambas as comissões. Para a Mesa, os dois temas são de grande importância para a sociedade atual, que tem clamado por ações mais efetivas referentes à proteção tanto do meio ambiente quanto dos animais.

Em fevereiro, no início desta Legislatura, o Plenário aprovou a criação do 17º colegiado, o de Política sobre Drogas, surgido após desvinculação da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Sessões plenárias

O PR 11/2023 também altera o artigo 102 do Regimento Interno, que trata das sessões ordinárias. A matéria inclui um parágrafo nesse artigo, institucionalizando o formato híbrido das reuniões de quartas-feiras, que contam com a participação de deputados no Plenário Dirceu Cardoso e por  videoconferência. 

A inclusão do texto no Regimento também faculta ao “presidente da Ales a alteração do formato das sessões, de acordo com o necessário, cabendo-lhe ainda decidir se serão ou não deliberativas, aplicando-se o disposto neste parágrafo, no que couber, às sessões extraordinárias.” 

Tramitação

O PR 11/2023 consta, para leitura, no expediente da sessão ordinária desta segunda-feira (10). Os deputados também votar requerimento protocolado pela manhã que a matéria tramite em urgência. Se acolhido o pedido, a matéria estará apta a ser incluída na pauta da próxima sessão (ordinária ou extraordinária). Uma vez aprovadas as alterações no Regimento Interno, uma resolução será publicada no Diário do Poder Legislativo. 

Acompanhe a tramitação do PR 11/2023

Ao vivo

A sessão ordinária tem início às 15 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Acompanhe ao vivo as votações e os debates, na Grande Vitória pela TV Assembleia, nos seguintes canais: 3.2 aberto e digital, 319.2 da GVT, 12 da NET, 23 da RCA e 519.2 da Sky. Também terá transmissão online pelo YouTubeFacebook e site da Casa. A sessão terá intérprete para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Pauta de votações da sessão ordinária

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes