Os famosos hits brasileiros dos anos 80 e 90 assinados pela banda Legião Urbana vão ecoar pelos corredores da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na próxima terça-feira (19). O espetáculo “Russo Poético” faz parte da série de concertos “De Portas Abertas”, que integram as comemorações dos 190 anos do Legislativo Capixaba. A apresentação acontece às 18 horas no pilotis da Ales.
Interpretado pela cantora Elisa Alves e pelos músicos Juca Magalhães (piano) e Léo Caetano (violão e guitarra), o espetáculo mescla releituras das canções de Renato Russo (1960-1996) com recitação de textos poéticos de Cecília Meireles, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa.
Segundo a artista, o show traz uma nova interpretação ao rock proposto pelo Legião Urbana, e o resultado é emocionante. “É uma espécie de tributo, uma homenagem ao eterno Renato Russo. A passagem dele na música brasileira foi muito rápida, mas foi definitiva (…). Olha, como tem piano, violão, ele tem uma pegada menos pauleira, menos rock. A gente deu uma roupagem mais de canção (…) e o golpe de misericórdia ainda veio com os poemas (…). Então olha, está um show assim de muita poesia, muito envolvimento, é muito emocionante mesmo a proposta”, compartilha Elisa.
A escolha em homenagear Renato Russo não foi por acaso. Ambos são brasilienses, mas há 23 anos Elisa escolheu a cidade de Santa Teresa como lar. Mesmo vivendo no Espírito Santo há mais de duas décadas, a cantora ainda guarda grande conexão com o movimento do rock no Planalto Central.
“É uma conexão muito forte minha com o Renato e é claro que eu, estando aqui em terras capixabas, onde fui tão bem recebida, eu me senti assim com esse desejo de homenagear tanto a minha história como a dele, o fato de a gente estar lá no Planalto Central, fazendo música no início da nossa carreira (…)”, conta.
Democracia
Elisa acrescenta que estar na Assembleia Legislativa tem grande significado para a apresentação, já que essa guarda similaridades com a democracia.
“ (…) não podia ser um espaço melhor. Primeiro porque é bonito esse movimento de receber o público, dá uma cara, assim, de querer fortalecer a democracia. Mas democracia é uma coisa que precisa ser cultivada, podada ali com cuidado (…), regada, como as relações amorosas, eu diria, tem que ser. O povo tem que ficar em cima, porque é algo para ser construído dia a dia pelas pessoas. As letras do Renato nos lembram isso, né? São letras que discutem a realidade. Que, às vezes, jogam na cara da gente umas verdades relacionadas às relações humanas e às relações de poder. Então, estar na Assembleia vai ter um significado forte em relação a isso”, conclui Elisa.
O projeto
A série “De Portas Abertas” teve início no dia 15 de outubro, com apresentação da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes), e se encerra no próximo dia 10.
Realizado pela Diretoria da Ales com produção do Instituto Todos os Cantos, o projeto tem curadoria da maestra Alice Nascimento e conta com patrocínio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil Espírito Santo (Sicoob–ES).
O último concerto da agenda acontece no dia 10 de dezembro, também às 18 horas, quando a Orquestra Camerata Sesi fará um concerto de Natal.
Russo Poético
Data: 19/11/24
Local: Pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Horário: 18 horas
Ingressos: Gratuitos
Classificação Livre.