Cerca de 40 produtores rurais de Anchieta receberam nesta sexta (25) mudas de maracujá, pupunha e hastes de mandioca. A cerimônia de entrega aconteceu na Escola Família Agrícola, em Olivânia, no interior de Anchieta. A iniciativa faz parte do Programa de Arranjo Produtivo, realizado pela Prefeitura de Anchieta em parceria com a Casa dos Municípios, da Assembleia Legislativa do Estado (Ales).
Foram entregues cinco mil mudas de maracujá, oito mil mudas de palmito pupunha e três mil hastes de mandioca de várias cultivares para a mesa e para a indústria. A solenidade de entrega contou com a presença de agricultores beneficiados, alunos da escola e autoridades, incluindo o presidente da Ales, o deputado Marcelo Santos, e o prefeito eleito de Anchieta Leonardo Abrantes (Léo Português) – atualmente secretário de Governo.
Entre os beneficiados, o agricultor Familiar Bruno Sena, 31, recebeu 200 hastes de mandioca para plantar na propriedade de família na comunidade de Duras Barras. Para ele, o projeto é um incentivo para melhorar a renda familiar. “A iniciativa incentiva a produção e a renda das nossas famílias, além de aperfeiçoar nossas técnicas com a assistência dos agrônomos da secretaria de Agricultura”, disse.
Gilmar Porto, 45, da comunidade de Emboacica, recebeu 300 mudas de maracujá. Ele irá cultivar a fruta para diversificar a renda da família. Já a proprietária rural Nelsa Maria Dadalto Rigotti recebeu 700 mudas de pupunha para o cultivo em seu sítio na comunidade de Dois Irmãos de Alto Pongal.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de Anchieta, Jorge Antunes, enfatizou que a ação já beneficiou dezenas de agricultores nos últimos anos com diferentes cultivares, ampliando as oportunidades de desenvolvimento sustentável e geração de renda no campo.