anuncio_sicredi
1200x250 SUPREMO
IZ1

Ações contra “novo cangaço” serão debatidas

A modalidade de crime conhecida como “novo cangaço” será o tema da Comissão de Segurança na próxima semana. O colegiado se reúne na terça-feira (18), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, sob o comando do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL). 

Nos últimos anos, esse tipo de ação foi registrado em diversos estados do Brasil e, em 2022, chegou ao Espírito Santo. O município de Santa Leopoldina, com 15 mil habitantes, foi vítima dos bandidos, que arrombaram três bancos usando explosivos para cometer o roubo.

O “novo cangaço” se caracteriza pela atuação de criminosos com armamentos pesados em municípios pequenos, onde as forças de forças de segurança levam desvantagem numérica. A Comissão de Segurança demonstra preocupação com esse tipo de ocorrência.

“É importante que fiquemos atentos a essas ameaças. No ano passado, em Santa Leopoldina, tivemos um lamentável caso que aterrorizou a cidade. As nossas forças de segurança conseguiram neutralizar os criminosos que atacaram os bancos, mas é preciso trabalhar com prevenção”, destaca Bahiense.  

“É garantir que as cidades menores tenham efetivo decente de policiais, que haja o monitoramento devido das divisas e que haja a realização de um trabalho pelos Executivos municipais para reduzir essas possibilidades de ações dos bandidos”, afirma o presidente do colegiado.

Para debater o assunto, foram convidados representantes da segurança pública, como o Sindicato dos Policiais Civis (Simes). O presidente da entidade, Aloísio Duboc Fajardo, avalia que é importante a polícia estar sempre à frente da criminalidade, por isso defende investimentos em ações de inteligência.

Para inibir  casos do “novo cangaço”, ele propõe também iniciativas como o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar – uma vez que os criminosos se aproveitam dessa desvantagem – bem como investimentos na qualificação dos profissionais e em equipamentos mais modernos.

Educação

O secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo, é o convidado do colegiado que versa sobre o tema, na quarta (19), às 14 horas, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro. Na reunião, ele vai abordar o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). 

Cultura

A Comissão de Cultura recebe na terça (18), às 9 horas, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, outro secretário de Estado. Dessa vez é o chefe da pasta de Cultura, Fabrício Noronha, que vem discutir, ao lado do historiador e diretor escolar Wallace Bonicenha, a realidade dos patrimônios históricos do centro da capital.  

Frentes parlamentares

Às 19 horas da quarta (19), o auditório do Sebrae, Enseada do Suá, será palco do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviço e Indústria e da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste ES. Ambos os colegiados são presididos pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).

Terça (18)

9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
9h – Comissão de Cultura – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
10h – Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
11h – Comissão de Direitos Humanos – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
13h – Comissão de Ciência e Tecnologia – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso

Quarta (19)

13h30 – CPI da Habitação – Plenário Rui Barbosa
14h – Comissão de Educação – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
19h – Reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio e da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Noroeste do ES – Auditório do Sebrae – Enseada do Suá 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes