Nova Venécia, cidade ao norte capixaba com pouco mais de 49 mil moradores, recebe audiência pública da Assembleia Legislativa (Ales) nesta quinta-feira (1º) para debater melhorias no sistema de tratamento de água da comunidade de Cedrolândia e as obras de drenagem pluvial.
A reunião será realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Cedrolândia, no bairro Guararema, às 19 horas, com portas abertas para a participação dos moradores. A iniciativa é da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gandini (PSD).
Os habitantes da região reclamam do reservatório de água de Cedrolândia, obra que data de 1980, e hoje não consegue atender adequadamente a demanda devido ao crescimento populacional ao longo das décadas. O tratamento de água também estaria comprometido.
O serviço é operado pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e os representantes da empresa – presente em 53 municípios capixabas – foram convidados, assim como membros da prefeitura. A presença deles será importante para debater outro tema da audiência.
Isso porque existe um impasse local sobre de quem seria a responsabilidade para promover as obras de melhoria da drenagem na comunidade, que assim como o reservatório de água, apresenta estrutura antiga e é pouco eficaz contra enchentes.