pa_0014_24_ban_1200x250px
IZ1
UNIBE - 1200X250
pa_0014_24_ban_1200x250px
INTEC 1200X250

100 anos do Busto de São José de Anchieta

100 anos da nauguração do Primeiro Monumento Histórico: Busto de São José de Anchieta

“Convida-se com máximo empenho todas as Exmas. Famílias e povo em geral, para maior realce e brilho das homenagens tributadas ao glorioso Padre Anchieta, fundador da cidade.” Este o apelo feito pelo pároco, o Pe. João Baptista Harriague ao anunciar a cerimônia que prestigiaria a pessoa e a ação do Pe. José de Anchieta.

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/32609-postal-anchieta-e-s-monumento-ao-pe-j-anchieta-19560-MLB20173317439_102014-F.jpg

Hoje (13) a Companhia de Jesus, Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta Pe. Álvaro Negromonte, S.J e colaboradores realizaram no ádro do santuário a celebração da memória afetiva deste monumento histórico, artístico e cultural com a comemoração dos cem anos da inauguração do Busto de São José de Anchieta, inserido no complexo arquitetônico no ano de 1922. Fazendo menção deste dia que engrandece nossos antepassados e enchendo de orgulho todo o povo Anchietense.

Na celebração estavam presentes:

  • Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta Pe. Álvaro Negromonte, S.J;
  • Vereador: Renato Lorencin;
  • Diretor da EMEF – Prof. Tio Liliu: Adriano Eduardo Ricci; 
  • Professores das escolas Tio Liliu e Irmã Terezinha Godoy de Almeida

Contexto histórico

Corria o ano de 1922 e Dom Benedito Alves de Souza, então Bispo Diocesano do Espírito Santo, endereçava carta a Dom Helvécio Gomes de Oliveira, arcebispo de Mariana (MG), aprovando a ideia deste e de seu irmão, Dom Emanuel, arcebispo de Goiás, ambos ilustres filhos do Município de Anchieta, de fazerem erguer um monumento em forma de pedestal encimado por busto junto ao local em que vivera e morrera o Venerável apóstolo do Brasil.

A data é simbólica, por ser a da comemoração do 1º centenário da independência do Brasil, quando importantes setores da sociedade brasileira assinalavam Anchieta como um dos precursores da nacionalidade. 

Para a construção deste monumento foi organizada uma campanha de recolha de donativos durante a qual foram organizadas várias listas pelo Estado do Espírito Santo, tendo, porém, aqueles dois prelados anchietenses contribuído com o maior valor pecuniário da campanha.

Correu bem a idéia, porquanto a 17 de dezembro no mesmo ano se realizou a inauguração do monumento em homenagem ao Padre José de Anchieta, na cidade que lhe tomou o nome.

Para a ocasião entoou-se, pela primeira vez, os versos do Hino a Anchieta (em anexo), a celebrar Anchieta e a Cidade homônima. Os versos, da autoria de Dom Aquino Correa, arcebispo de Cuiabá, e, mais tarde, membro da Academia Brasileira de Letras, foram compostos a pedido de Dom Helvécio, já que este e o autor, para além da amizade pessoal, pertenciam à mesma Congregação Religiosa, a dos Salesianos.

Durante o evento que contou com três dias de festas foram realizadas homenagens e romarias ao Apostolo do Brasil. Entre os dias 16, 17 e 18 de dezembro de 1922 decorreu, entre os festejos, a inauguração do monumento ao Venerável Anchieta. Transcrevemos, para divulgação da antiga memória, a programação das cerimônias:

Dia 16 – Recepção das Exmas. Autoridades: Dom Helvécio, arcebispo de Mariana, Dom Emanuel, arcebispo de Goiás, ambos ilustres filhos de Anchieta e Dom Aquino Correa, arcebispo de Cuiabá.

Dia 17 – Às 4:00h da manhã, alvorada pelo Grupo Musical “José de Anchieta” e salva de estilo de fogos pirotécnicos.

              Às 6:00h Missa de comunhão geral das Associações e primeiras comunhões, celebrada pelo Exmo. Revmo. Dom Henrique Gasparri, Núncio Apostólico do Brasil.

Às 9:00h Missa campal por S. Exmas. Revmo. Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana, pregando o Provincial Jesuíta Padre Luiz Gonzaga Cabral.

Às 12:00h Recepção oficial das ilustres autoridades no Paço Municipal, no “Adro da Matriz”, orando o Presidente da Câmara e demais autoridades do município.

Às 16:00h Inauguração do monumento, na praça Venerável Anchieta (ex-praça da matriz), com o seguinte protocolo:

1) Descerramento das cortinas pelos Exmos. Srs., Presidente do Estado e Embaixador da Santa Sé, com os alunos da escola pública do Grupo Escolar Coronel Gomes de Oliveira – atual Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Coronel Gomes de Oliveira a cantar o Hino Nacional.

 2) Discursos dos Presidentes de Honra da Comissão Pró-Monumento: Exmos. Revmos. D. Benedito Paula Alves de Souza, D. Helvécio Gomes de Oliveira e D. Manuel Gomes de Oliveira. 

3) Hino do Venerável Anchieta, letra de Dom Aquino Corrêa, música do maestro salesiano Padre José Valentim. 

4) Discurso do Procurador Geral do Estado, Dr. Josias Baptista Martins Soares, Vice-Presidente da Comissão – que deu nome ao fórum da cidade de Anchieta.

5) O Presidente efetivo da Comissão, Padre João Baptista Harriague, que fez a entrega do monumento ao povo anchietense, representado na ilustre edilidade municipal.

Às 19:00h  Solene Te-Deum, na Veneranda Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, construída pelo Taumaturgo do Brasil, Venerável Padre Anchieta, sendo oficiante o Revmo. Padre Luiz Gonzaga Cabral, SJ e a Oração congratulatória e benção pelo Exmo Revmo. D. Benedito Paula Alves de Souza.

Às 20:00h  Festa marítima à veneziana, concorrendo todas as embarcações surtas no porto.  Seguido de baile oferecido ao Exmo Sr. Presidente do Estado e sua comitiva.

Dia 18 – Regresso dos Exmos. Srs. convidados com as despedidas. 

Além do acima descrito, realizaram-se eventos civis, como partidas de futebol, corridas de canoas e outras diversões.

A COMISSÃO do Evento:

Vigário João Baptista Harriague – Presidente

Dr. Josias B. Martins – Vice-Presidente

Gervásio Miranda – Secretário

Philadelpho Fernandes – Tesoureiro

Anchieta, 17 de dezembro de 1922

Pesquisa: Departamento Cultura do Santuário Nacional de São José de Anchieta, 19 de maio de 2016.

Museólogo/Historiador do Museu Nacional São José de Anchieta- Centro de Interpretação de São José de Anchieta: Ivan Petri Florentino

Doutora/Historiadora: Maria José dos Santos Cunha

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Post Recentes